Home Cursos Curso: BIM para obras públicas

Curso: BIM para obras públicas

No Brasil, apesar de já ser perceptível o crescimento do uso do BIM no setor privado, este processo ainda está em estágio bem pouco avançado no setor público.
Com o objetivo de estimular a adoção do BIM no Brasil, recentemente o Governo Federal publicou o Decreto 9.377/18 instituindo uma Estratégia Nacional de Disseminação. Complementarmente ao decreto, foi publicado o documento Construção Inteligente, pelo Ministério da Indústria, Comércio Exterior e Serviços (MDIC), no qual são detalhados objetivos, ações, responsabilidades, metas e compromissos para a efetiva difusão desse novo paradigma da indústria da construção.

Esta estratégia, embora motivadora, ainda é embrionária e, por estes motivos, a adoção do BIM ainda pode ser considerada uma inovação tecnológica no cenário brasileiro, pois depende de grandes avanços tanto nos investimentos de em equipamentos, softwares, treinamento, etc., como no planejamento e efetiva implementação destes planos de ação.

Dentre as barreiras e particularidades do ambiente brasileiro, o CBIC (2016) aponta a falta de manuais para apoiar os processos de seleção, contratação e gerenciamento, e a necessidade de disponibilização de bibliotecas mais completas de componentes BIM.

O Caderno BIM de Santa Catarina vem sendo largamente adotado como referência para as contratações BIM nos órgão públicos por ser o material mais completo, detalhado e organizado sobre o assunto em língua portuguesa, conforme destacado no recente edital de contratação BIM da PRF. O caderno foi criado em 2015 a partir de um esforço da Secretaria de Planejamento do Governo do Estado de Santa Catarina liderado pelo Eng. Rafael Fernandes. O Prof. Dr. Leonardo Manzione auxiliou na estruturação desse manual principalmente na definição da estrutura conceitual de gestão do processo de projeto em BIM, na especificação do padrão IFC para os entregáveis, na adoção do fluxo OPEN BIM, na definição do ND dos elementos entre outras.

Após decorridos três anos de adoção o Prof. Leonardo entende ser necessária uma revisão desse manual e a criação de documentos objetivos que possam ser padronizados no Brasil e que possibilitem para qualquer órgão público, desde uma pequena prefeitura do interior até grandes empresas estatais, possam ter um roteiro básico dos aspectos a serem considerados na elaboração da licitação, da contratação e da gestão do BIM.

Esse curso foi criado com esse objetivo. Serão ensinadas as diretrizes necessárias que permitirão, a partir de uma lista de verificação e de arquivos templates, permitir a rápida elaboração de editais que estejam de acordo com as boas práticas do BIM e também com as regras da Norma Brasileira BIM, ABNT NBR 15965.

A Norma em sua seção de Processos (ainda em desenvolvimento) adotará como base a norma ISO 19.650 . O Prof. Leonardo (membro do comitê da Norma, sub-grupo Common Data Envinroment) fará uma revisão da norma ISO 19.650 com o objetivo de trazer o estado da arte desse conhecimento que será necessário a todos os gestores públicos que estiverem lidando com o BIM.

Público Alvo

Secretários de obras, Engenheiros, Arquitetos e Gestores de Obras do setor público

Programa do Curso

  • O que é o BIM e qual a sua importância para os projetos e obras governamentais.
  • Entendendo o valor da informação através do ciclo de vida de um edifício
  • Entendendo o BIM: por que ele é processo e tecnologia?
  • Estado do conhecimento: casos de países que já adotam o BIM (Estados Unidos, Reino Unido, Noruega, etc)
  • Noção geral do padrão IFC e do fluxo OPEN BIM e sua importância para o processo de projeto.
  • Revisão geral da Norma ISO 19.650 e sua adequação para a realidade nacional.
  • Qual é o escopo básico de contratação de projetos em BIM para obras públicas?
  • Como elaborar um Plano de execução BIM (BEP) de projetos governamentais?
  • Como licitar e como pré-qualificar os fornecedores?
  • O plano de execução BIM pré e pós contrato.
  • Relação dos entregáveis de projetos.
  • Como estabelecer percentuais de pagamento e como medir a evolução dos modelos sem a necessidade de desenhos impressos?
  • Como fazer o controle de qualidade dos modelos entregues e atestar a entrega correta?
  • Apresentação de templates para a elaboração de editais e contratos.

Duração: 2 dias (das 8 as 17h)
Data: 9 e 10 de agosto de 2019, (sexta-feira e sábado)
Local: R. Prof. Sousa Barros, 435 – Vila Guarani (Zona Sul), São Paulo – SP, 04307-100
Inclusos:

  • Apostila Digital em PDF
  • Templates para elaboração de editais
  • Certificado de Participação digital
  • Uso do sistema BIMsync para exercício de navegação de modelo BIMem aula
  • Coffee Break
    Observação: trazer notebook (wifi no local, traga carregador)

 

Investimento: R$ 1.500,00

INSCREVA-SE AGORA!

Professor Dr. Leonardo Manzione

Engenheiro Civil, Mestre e Doutor pela Escola Politécnica da Universidade de São Paulo. Ao longo de 39 anos de experiência profissional em engenharia civil, fui diretor de várias construtoras. Elaborei as especificações técnicas em IFC do Caderno BIM de Santa Catarina (primeiro BIM Mandate do Brasil publicado por um órgão público).
Sou membro do grupo internacional de pesquisas “Building SMART Regulatory Interoperability Working Group” – que tem por objetivo desenvolver recomendações sobre as metodologias existentes para os aspectos regulatórios de edifícios – e do Comitê ABNT CEE/134, responsável pela elaboração da Norma BIM. Tenho experiência comprovada em implantação de BIM como consultor de empresa e pesquisador internacional com diversos artigos publicados em seminários internacionais, além de entrevistas e artigos publicados em revistas técnicas.

Sou diretor executivo da Coordenar, empresa de consultoria BIM inteligente. Atuamos na implantação do BIM e na gestão e coordenação de projetos com o uso do BIM, atendendo os segmentos da cadeia da construção civil ou empresas contratantes de obras e projetos. Sou professor no MBA de Especialização em Gestão de Projetos do programa POLI-INTEGRA e do MBA Master BIM Manager da Zigurat.

 

 

Carregar mais artigos relacionados
  • Curso BIM: conceitos e fundamentos

    BIM é a gestão da informação ao longo de todo o ciclo de vida de um edifício, desde o proj…
  • Curso: como implantar o BIM nas empresas?

    As empresas investem muitos recursos implantando novas tecnologias, sem necessariamente co…
Load More In Cursos
Comments are closed.

Leia também

Curso BIM: conceitos e fundamentos

BIM é a gestão da informação ao longo de todo o ciclo de vida de um edifício, desde o proj…