Home Artigos Levantamento de quantidades com o Bimsync

Levantamento de quantidades com o Bimsync

O autodeclarado Bimsync Fanboy, o único Simon Moreau, voltou a fazer a sua magia. Desta vez, ele conseguiu que o Bimsync Manager permita que qualquer usuário do Bimsync visualize quantidades de seus modelos, baseado em classes IFC e conjuntos de propriedades.

O código aberto (open source) é uma coisa maravilhosa, permitindo que entusiastas inteligentes como Simon brinquem com a API do Bimsync e criem recursos úteis e excitantes para todos os usuários do mundo todo.

Uma vez que os dados são organizados, os elementos são mostrados no visualizador com uma cor atribuída aos valores de propriedade. Você pode visualizar seu quantitativo de uma maneira muito conveniente. E para mais análises ou cálculos, você pode baixar seus dados como um arquivo CSV.

Aqui estão alguns exemplos das possibilidades dentro desta nova grande ferramenta.

Acima você vê diferentes tipos de piso, e a contagem de elementos por tipo. Uma única cor é automaticamente atribuída a um valor de Tipo.

No exemplo acima, as colunas são ordenadas por andares, e os cálculos são definidos de acordo com a contagem, superfície, volume, com um código de cores para uma melhor análise visual. Além disso, você pode facilmente contar todos os elementos.

O que é legal é que esta ferramenta pode lidar com uma grande quantidade de elementos, como os mullions de fachadas neste exemplo mostrado acima. (aprox. 5K)

Esta imagem vista acima é a visualização QTO regular no Bimsync. Aqui vemos Paredes do Tipo 40 (espessura). A soma do volume é de 484,63 m3.

Você seleciona os elementos e obtém uma tabela com os valores correspondentes. Todas as propriedades estão na mesma exibição de tabela e podem ser baixadas para um arquivo do Excel.

Esta última imagem mostra a visualização QTO no Bimsync manager. Agora você pode filtrar o mesmo tipo, Walls 40, e calcular a partir das propriedades que quiser. O resultado do volume é similar à imagem anterior. Observe que as paredes são coloridas no visualizador Bimsync para uma melhor compreensão.

Aviso: Esta ainda é uma versão Beta (portanto, não é perfeita).

Autor: Julien Benoit, Catenda

A COORDENAR CONSULTORIA BIM é a representante oficial do Bimsync no Brasil

SOLICITE UM ORÇAMENTO DO BIMSYNC!
 

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

O que é o IFC, o principal ingrediente do openBIM?

O nascimento do formato IFC Em 1996, 11 parceiros criaram a IAI (International Alliance of…