Home Artigos Ideia1 utiliza o Archicad com sucesso desde 2010, diz Marcos Laurino

Ideia1 utiliza o Archicad com sucesso desde 2010, diz Marcos Laurino

Pioneira na implantação BIM (2010), a empresa gaúcha Ideia1, compartilha uma visão ampla e colaborativa do BIM: Arquitetura não se faz mais sozinho

Marcos Laurino

Equipe Ideia1

Após testarem o Revit, Bentley e Archicad, a empresa adotou desde 2010 o Archicad como plataforma BIM. Como um dos principais motivos da adoção do Archicad, o Arq. Marcos Laurino comenta:

O Archicad, ao meu ver, é uma ferramenta superior para o Arquiteto. Ele é muito mais flexível, muito mais amigável, ele é mais livre. Alta qualidade gráfica e possibilidade de inserir informações em qualquer etapa do projeto.

Eu acredito no openBIM genuíno, com o formato de trocas em IFC.
O Archicad exporta dwg melhor que o próprio Revit.
O Revit tem um add-on que se instala no console e permite melhorar ainda mais a qualidade do IFC exportado pelo Archicad.

Colaboração é uma barreira a ser transposta

Os poucos projetistas complementares da área de instalações que aderiram ao BIM ainda continuam agindo dentro da forma tradicional, somente começam o projeto após a Arquitetura pronta, o que vai gerar um enorme retrabalho e isso não é trabalho colaborativo, é apenas modelagem 3D, disse Laurino.

Embora estejam obtendo melhores preços aos serviços ofertados em BIM, os clientes, segundo Laurino, ainda necessitam compreender melhor os usos e as vantagens do BIM além apenas dos projetos compatibilizados.

Impressão sobre o evento BIM da AsBEA

Os arquitetos constataram que o evento atual mostra um grande amadurecimento da categoria e observa que dois dos cases apresentados utilizam o Archicad como software de autoria.

Para o futuro entretanto, esperam mais o uso do “I” do BIM

O evento atual ainda está focado no “modeling” e esperamos o crescimento do “information” para os próximos, disse Landini.

Archicad

Marcos Laurino (esquerda) e André Landini. Foto: makeBIM

A seguir, ouça a entrevista dos titulares da Ideia 1, Marcos Laurino e André Landini, feita durante o 3o. Seminário BIM da AsBEA

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

Como preparar um Plano BIM de projetos?

Por que o BIM precisa de um Plano? O BIM é uma nova tecnologia com novos procedimentos de …