Home Artigos Verificação de regras para aprovação de projetos em BIM para o Metrô

Verificação de regras para aprovação de projetos em BIM para o Metrô

A verificação de conformidade à regras é uma das árduas tarefas que o projetista deve fazer durante a concepção do projeto. Tradicionalmente esse processo é feito manualmente pelos profissionais e documentado em inúmeras anotações em papel. A possibilidade de erros e omissões é muito grande. Em projetos complexos, como o de uma estação de Metrô, existem centenas de regras de circulação, acessibilidade e outras, que devem ser verificadas rapidamente. Graças ao BIM esse processo pode ser automatizado a partir da criação de regras que podem ser interpretadas por programas de computador. Nesse universo destaca-se o SOLIBRI MODEL CHECKER, software líder de mercado na categoria de “Model Checker”. Com o SOLIBRI é possível traduzir as regras feitas pelo homem – normalmente sentenças e fórmulas matemáticas – em uma linguagem onde o software pode reconhecer automaticamente as regras e confrontar com os espaços e elementos do modelo BIM. O pesquisador Antonio Ivo Mainardi Neto, concluiu recentemente seu Mestrado na Escola Politécnica da USP com o tema: “Verificação de regras para aprovação de projetos em BIM para o Metrô”. Trata-se de um trabalho pioneiro na área e no Metrô. O autor comenta que “o processo de análise e aprovação de projeto atual do Metrô demonstra-se ultrapassado, uma vez que se dá por meio de anotações em papel e transcrição para um meio digital”, Mainardi (2016).

A Dissertação percorre o conhecimento dos fundamentos da criação de regras para o computador e discute uma metodologia, proposta por Eastman e Solihin, para a classificação das regras. O processo de projeto do Metrô é analisado pelo autor e são indicados os pontos onde a utilização de análise de regras feito por computador é aplicável. Imagens da Dissertação (abaixo).

ivo5

ivo7

Resumo da Dissertação

” Tendo em vista a crescente demanda da região metropolitana de São Paulo por transporte público rápido e eficaz, os investimentos em novas linhas e estações de metrô são crescentes, bem como a necessidade de aceleração do projeto e construção de tal infraestrutura. Nesse contexto insere-se a implantação do processo BIM – “Building Information Modeling” ou “Modelagem da Informação da Construção” pela Companhia do Metropolitano de São Paulo em seus projetos de estações e vias. O Metrô atua produzindo projetos internamente e, principalmente, contratando projetos externos que necessitam de análise para aprovação. Com o desenvolvimento dos projetos básicos civis em BIM, houve alterações no trabalho diário, a análise visual se beneficiou do modelo 3D, representando agora o projeto inteiro e não apenas seções deste. Isto possibilitou antecipar decisões que antes eram tomadas no executivo, atuando assim em um momento com maior capacidade de alterações de projeto. Um dos usos importantes do BIM no processo de análise de projeto é a Verificação de Regras. O uso de verificação automatizada permite que o analista possa focar apenas na lista de não conformidades, ganhando tempo para dedicar-se mais a resolução destas. E, por parte do projetista, é possível verificar antecipadamente o cumprimento de diretrizes, e já providenciar soluções aos problemas apontados. A presente pesquisa visou apoiar o processo de implantação deste uso de BIM, pela proposta de fluxo para implantação da verificação automatizada, identificação dos padrões de regras existentes e desenvolvimento de uma classificação de regras com foco na automatização de sua verificação. Os padrões propostos foram usados na análise de documento de Instruções de Projeto Básico de Arquitetura e na tradução de suas regras para aplicação em software para este fim com a intenção de fechar o ciclo da verificação.”

Fonte: MAINARDI NETO, Antonio Ivo de Barros. Verificação de regras para aprovação de projetos de arquitetura em BIM para estações de metrô. 2016. Dissertação (Mestrado em ) – Escola Politécnica, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2016. Disponível em: <http://www.teses.usp.br/teses/disponiveis/3/3153/tde-24082016-075727/>. Acesso em: 2016-10-10.

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

Como preparar um Plano BIM de projetos?

Por que o BIM precisa de um Plano? O BIM é uma nova tecnologia com novos procedimentos de …