O que tem de novo no Solibri 9.7

A Solibri divulgou a Versão 9.7 no dia 31 de agosto último. Embora essa seja considerada como uma “versão de ponto”, existem muitos aprimoramentos e novos recursos. Esses novos recursos são particularmente relevantes na coordenação do fluxo de trabalho, mas também são refletidos em múltiplos layouts através do programa. Muitas dessas novas funcionalidades permitem a manipulação e a elaboração de relatórios de problemas que são identificados através de numerosos checks. A versão 9.7 acrescenta muitos recursos, sem aumento da complexidade, o que irá beneficiar diretamente o usuário.

trial

Esse artigo comentará os seguintes pontos dessa nova versão

  • Atualização do Controle de Problemas
  • Vista nova: Issues
  • Vista nova: Issue Sorter
  • Issue Details
  • Atualização de opções da vista 3D
  • SMC Relations
  • Federated Floors
  • Custom Relations
  • Company Extensions
  • Information Takeoff

Atualização do Controle de Problemas

O layout da vista de Comunicações foi reorganizado para acomodar as melhorias do controle de problemas
Uma nova vista: “Issues” (Problemas) – uma listagem de títulos e problemas fornece uma referência fácil para a associação de um problema com um slide em particular dentro da apresentação. Essa listagem fornece informações adicionais relevantes, incluído o status e a responsabilidade (se conhecida).

uc_01

Uma nova vista: “Issue Sorter”

Todos os problemas nas apresentações selecionadas são agora mostrados como miniaturas. No Solibri 9.7, as miniaturas dos problemas foram movidas da barra lateral, na vista de Apresentação para a nova vista “Issue Sorter”, abaixo da janela 3D.

solibri

O tamanho das miniaturas mostrado no “Issue Sorter” pode ser mudado na Tab Apresentação dentro das Configurações do Solibri.

solibri

A caixa de diálogo, “Issue Details ”, agora é uma nova vista. No Solibri 9.7, a janela popup do “Issue Details ” foi integrada na interface do usuário como uma janela fixa. Isso vai permitir racionalizar o processo do gerenciamento de problemas enquanto aumenta a visibilidade para os detalhes do problema. O resultado será uma economia significativa de tempo, e um processo mais suave.

solibri

Os responsáveis estão agora representados como “botões”, permitindo atribuir rapidamente as responsabilidades pelos problemas. Caso seja necessário, novos responsáveis podem ser acrescentando facilmente.

uc_01_05

Atualizações das opções da vista 3D

O fundo da aba de Comunicação da vista 3D foi melhorado para permitir comentários pelo usuário em tempo real, assim como o recurso de adicionar, atualizar ou remover pontos de vista salvos.

uc_01_07

Relacionamentos no SMC

A versão 9.7 introduz um novo tipo de relacionamento no Solibri: “Federated Floors” (Pavimentos Federados). O relacionamento entre componentes em diferentes modelos é gerado automaticamente, permitindo uma maneira rápida e extremamente eficiente para visualizar todos os componentes (de múltiplos arquivos IFC) pelos pavimentos definidos nos modelos de arquitetura. O resultado é uma maneira muito lógica para gerenciar e coordenar pela localização, assim como se pode filtrar as disciplinas por pavimento, ao invés do prédio todo. Todos os componentes de um pavimento específico serão agrupados em um “Pavimento Federado” para fácil referência, visualização e coordenação.

uc_01_08a

O Solibri 9.7 também introduz uma nova vista para visualizar e modificar espaços mais próximos e pavimentos federados: “Custom Relations” (Relações Customizadas). Essa nova vista permite estabelecer um conjunto customizado de relações, ou mover algum componente fora do lugar para o pavimento federado correto.

uc_01_09

As relações customizadas são mostradas na aba “Info View > Relation” em fonte normal. As outras relações (dos arquivos IFC) são mostradas em Itálico.

uc_01_10

Menu popup de “Custom Relations”

Na aba de Relações, selecionando “Federated Floors” ou “Nearest Space”, pode se abrir, através de um clique com o botão direito do mouse, a vista “Custom Relations” para edição.

uc_01_11

Os pavimentos federados podem ser utilizados nos templates do ITO e no template #231 das regras. A propriedade Pavimentos Federados (Federated Floors) pode ser utilizada para separar linhas de informação no ITO, e pode ser utilizada como limite para apenas designar componentes de um pavimento federado específico a ser checado.

uc_01_131

uc_01_12

Nova hierarquia na “Model Tree View – Federated floors”.

Isso permite uma rápida seleção dos pavimentos federados através da seleção por um ícone da “model tree”.

uc_01_08

Os pavimentos federados são usados também na lista de pavimentos do mapa de navegação (selecionado um pavimento da lista no topo do mapa de navegação – essa lista agora inclui somente pavimentos federados)

uc_01_14

Extension Manager (Extensões da empresa)

O Solibri 9.7 também introduz uma nova ferramenta para criar, salvar, exportar e abrir extensões específicas da empresa, “Extension Manager” da vista Rule Set Manager (RSM). Esse novo recurso torna possível para usuários avançados do Solibri construir e compartilhar conjuntos de regras (rulesets) ou extensões (extensions) específicas da própria empresa.

uc_01_15

O resultado é um pacote específico da empresa que pode ser carregado para o Solibri Solution Center, aonde ele pode ser utilizado como uma extensão customizada da empresa. Fazendo isso, todos os usuários da empresa podem utilizar o Solibri com o mesmo papel, usando a mesma extensão e portanto operando com um ambiente consistente para o Solibri em termos de “rulesets, classifications” e “Information Takeoffs (ITO)”. Todos os usuários podem ver o mesmo conteúdo no Solibri.

uc_01_16

Information Takeoff

O Solibri 9.7 torna possível relatar todos os ITO abertos de uma única vez. Essa melhoria é particularmente útil para usuários que possam ter muitos casos de uso diferentes para o ITO e portanto, rodar diferentes ITO que estejam ainda abertos. Antes dessa melhoria, cada ITO precisaria rodar individualmente e relatado um de cada vez.

uc_01_17-1

Os ITOs indicam quando um modelo foi modificado após a informação ter sido extraída. Essa melhoria adiciona um indicador para a janela do ITO, significando quando uma mudança do modelo foi feita com uma extração prévia desatualizada.

uc_01_18

Info View

As propriedades definidas nas instâncias do tipo estão mostradas em itálico (as propriedades definidas ao nível de um componente da instância são mostradas em fonte normal). Essa é uma ferramenta de ajuda, quando se quiser saber se a propriedade é definida pelo Type do componente, ou se ela é única para um componente individual.

uc_01_19

Se um valor definido em uma instância do tipo difere do valor definido ao nível da instância do componente isto é mostrado com uma linha passando através dele.

Nova propriedade criada na “Identification tab: Type name”

Valor do nome da instância do tipo (pode ser diferente que o tipo de componente, se o componente tiver um valor no “psetXCommon: reference”). Isso reflete de maneira mais acurada o grande nível de informação disponível sobre o componente, substituindo o valor da instância “reference” com a correta “Type information”.

uc_01_20

Conclusão

O Solibri Model Checker 9.7 é uma versão com novas funcionalidades importantes projetadas para racionalizar o fluxo de trabalho, assim como uma grande quantidade de trabalho “de bastidores” com a interface do usuário. Com as mudanças no “Communication layout”, os problemas identificados no modelo são agora gerenciados de forma mais eficiente para permitir rápida atualização e revisão. A nova “Company Extension” cumpre dois maiores objetivos – primeiro, permitindo melhor coesão entre as equipes, garantindo que todos utilizem o mesmo conjunto de regras e requisitos, e em segundo, abrindo o SMC para audiências mais amplas, as extensões podem ser da empresa, do projeto, regional ou até mesmo nacionais. Finalmente, a ferramenta de relacionamentos por combinar pavimentos federados de múltiplos modelos resulta em um fluxo de trabalho de coordenação muito mais eficiente.

Fonte: JD Sherrill

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

O que é um Ambiente Comum de Dados (CDE)?

O Ambiente Comum de Dados (CDE) é simplesmente um local digital onde a informação se junta…