• O openBIM é um conceito que muitos softwares adotam visando a plena colaboração. Esse post irá exemplificar uma integração bi-direcional entre o Solibri e o Archicad que facilita e torna o processo de projeto mais colaborativo e produtivo.

     

    Um add-on integra diretamente o Solibri Model Checker com o ArchiCAD. O modelo do edifício é transferido do ArchiCAD para o Solibri Model Checker com apenas um click. Os modelos exportados podem ser verificados contra diversos requisitos no Solibri Model Checker. Durante a análise o Solibri Model Checker atribui graus de importância para todos os problemas de projeto localizados. Os problemas de projeto que foram identificados são diretamente transferidos para o ArchiCAD e solucionados.  O fluxo de trabalho se torna suave, fácil e produtivo.

    Solibri-Model-Checker-ArchiCAD-link-2_1

    Através desse add-on o Archicad e o Solibri ficam integrados de forma bi-direcional aumentando a eficiência da interoperabilidade e do controle de qualidade. Na prática a maneira mais eficaz é incorporar o controle de qualidade dentro do fluxo de trabalho do processo de projeto. Isso produz os melhores resultados. Pelo fato do modelo ser facilmente verificado pelo Solibri a garantia de qualidade dá um ótimos retorno e conhecimento para o profissional abrindo o caminho do aprendizado. Dessa forma o Solibri é também uma ferramenta de aprendizagem que auxiliam as empresas a desenvolver suas competências em BIM. O modelo BIM é transferido do Archicad para o Solibri com um único comando – ”Export to SMC’” – , não existem passos adicionais ou conversões.

    Solibri-Model-Checker-ArchiCAD-link-2_2

     

    Solibri-Model-Checker-ArchiCAD-link-2_3

     

    As regras de verificação do modelo no Solibri estão agrupadas para serem usadas de acordo com critérios de análise. A imagem mostra uma regra de validação do BIM. Essa regra analisa o modelo e determina a sua qualidade: o modelo pode ser considerado um modelo BIM válido? Quais são os problemas originados no projeto? Durante a análise o Solibri atribui automaticamente graus de importância para todos os problemas detectados. O Solibri possui uma infinidade de regras que podem ser combinadas, por exemplo para análises entre os modelos de Estrutura e Instalações.

    Solibri-Model-Checker-ArchiCAD-link-3_1

     

    Todos os problemas de projeto são visualizados no Solibri para o projetista com informações detalhadas do problema encontrado e descritos a partir de comentários em texto “default”. A figura mostra duas paredes com intersecção parcial. O problema foi detectado pela regra de validação do modelo BIM do Solibri. O teste de validação BIM é o primeiro passo para aperfeiçoar e produzir modelos com alta qualidade. Os elementos com problemas podem ser automaticamente exportados para o Archicad com o uso da ferramenta “selection basket” do Solibri.

    Solibri-Model-Checker-ArchiCAD-link-3_2

    Os problemas de projeto encontrados pelo Solibri são transferidos diretamente para o ArchiCAD utilizando o comando ”Get Selection Basket From SMC”. Os itens selecionados são transferidos para o ArchiCAD para facilitar a correção dos problemas.

    Solibri-Model-Checker-ArchiCAD-link-3_3

    Os problemas podem ser resolvidos de maneira fácil removendo as paredes adicionais apenas com um “right click” no ArchiCAD. Esse fluxo de trabalho é suave e produtivo.

    A validação BIM é apenas o primeiro requisito a ser verificado para garantir a qualidade do modelo. O Solibri pode verificar modelos BIM para acessibilidade, rotas de fuga e também para a verificação de regras próprias das empresas relacionadas a construtibilidade e também para a checagem do modelo em relação aos códigos de edificações.

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

Como preparar um Plano BIM de projetos?

Por que o BIM precisa de um Plano? O BIM é uma nova tecnologia com novos procedimentos de …