Home Artigos ARCHICAD 21 – parte 1

ARCHICAD 21 – parte 1

Ferramentas inteligentes de escada e corrimãos

Uma grande inovação do ARCHICAD 21 é uma nova ferramenta de escadas e corrimãos desenvolvimda por uma nova tecnologia que o GRAPHISOFT chama de “projeto preditivo”. Essencialmente, essa tecnologia usa as “regras” capturadas em padrões de projeto populares, como aqueles detalhados em livros de referência como o Neufert , denominado a “Bíblia do arquiteto” – para criar ferramentas inteligentes que podem automatizar diferentes aspectos do projeto. No caso do ARCHICAD 21, esta tecnologia foi aplicada ao projeto de escadas e corrimãos, que são regidos por vários padrões de usabilidade e segurança, tais como a largura do piso, a altura do elevador, a proporção ideal do piso e espelho, a largura mínima, posicionamento, altura dos corrimãos, espaçamento dos balaustres, e assim por diante. Claro, além das diretrizes gerais de projetos para esses elementos, também podem existir códigos específicos para diferentes organizações, países, tipos de construção, etc., que os arquitetos precisariam cumprir no projeto.

A nova ferramenta Escada – baseada em regras –  é muito abrangente e pode ser usada de muitas formas diferentes para criar escadarias de configurações diferentes, com base em onde elas começam e terminam, sua forma, seu delimitador e assim por diante. No vídeo são mostradas as diferentes opções de construção.

 

As “regras” subjacentes à criação desta escada podem ser vistas e configuradas na caixa de diálogo Configurações para a ferramenta mostrada na figura abaixo. Aqui, há uma série de configurações que podem ser ajustadas, como a geometria básica (altura total) , largura, altura do elevador, configuração de desembarque, etc.), códigos e padrões sob a forma de valores mínimos e máximos (afastamento, altura do espelho, etc.), classificação, estrutura (monolítica, feixe, volante, etc.) ,acabamento dos corrimãos e dos espelhos dos degraus, bem como a sua representação 2D nas vistas do plano. As regras que não devem ser aplicadas podem ser completamente desligadas. Diferentes escadarias com configurações diferentes podem ser salvas como Favoritos para que possam ser usadas rapidamente para criar diferentes tipos de escadas sem precisar acessar esta caixa de diálogo de Configurações.

archicad 21

 

Ao configurar essas configurações, a ferramenta Escada pode ser usada para criar uma grande variedade de escadarias para diferentes situações de projeto, algumas das quais estão ilustradas abaixo. A ferramenta pode ser usada tanto em vista 2D quanto em 3D. Uma vez criada, as escadas podem ser modificadas tão facilmente e intuitivamente quanto o processo de criação delas, com a capacidade de editar a linha de fronteira, bem como a linha de base, mudar a posição inicial e a posição final, reduzir a pegada a menor área possível, e assim por diante. Se por algum motivo a modificação resultar inválida – ou seja, algumas das regras estão quebradas – é exibida uma caixa de diálogo de advertência com esta notificação e indica os parâmetros que devem ser ajustados para a correção. Outro recurso limpo é o Stair Solver, que oferece diferentes opções para o cenário em que uma escadaria não pode ser criada com as configurações atuais e permite ao usuário selecionar uma alternativa que funcione.

Além da escada como um todo, também é possível editar seus componentes individuais, tais como corrimãos e espelhos, como mostrado abaixo. O exemplo na parte superior mostra alguns passos e risers em direção à base da escada que está sendo estendida, enquanto o exemplo mais baixo mostra os passos de uma escada curvada usando a ferramenta Morph de tal forma que eles têm pouca semelhança com a escadaria original. Apesar das edições para os subcomponentes, eles permanecem parte do elemento Escada, cujas configurações gerais ainda podem ser modificadas.

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

Os sete Pecados Capitais de um Diretor de Construção na gestão de projetos

Autor: Eng. Luiz Henrique Ceotto (Partner at Tecnoenge Consulting) É na fase de projeto qu…