Home Artigos Canteiros do futuro

Canteiros do futuro

Fontes:  Escola Politécnica e Revista Finestra

Em post no Facebook a Escola Politécnica publicou nota a respeito da pesquisa de Fabiano Corrêa sobre Canteiros do futuro.

” Em entrevista recente concedida à revista Finestra, o Professor do Departamento de Construção Civil da POLI-USP, Fabiano R. Corrêa fala sobre a origem do conceito “Canteiro 4.0” no mundo e os desafios inerentes à sua possível incorporação e expansão no setor da construção civil brasileira.

Especialista no tema, o Professor Fabiano acaba de receber o aceite por parte da FAPESP para o desenvolvimento de projeto de pesquisa focado exatamente em estudos sobre conceitos que envolvem inovação tecnológica, racionalização para o uso de recursos e automação em canteiros de obras no Brasil.

Trata-se de projeto de pesquisa que será realizado com a cooperação do Professor do Departamento Eduardo Toledo Santos e de três professores do Departamento de Engenharia Mecatrônica e de Sistemas Mecânicos da Escola Politécnica da USP.

Considerado o fato de que o “Canteiro 4.0” ainda não é realidade no País, a utilização de “ferramentas como o BIM podem permitir a abertura de portas para novas tecnologias, como um sistema de sensores que monitoram as atividades no canteiro e mudam o conceito de gerenciamento da obra”, explica o Professor Fabiano.

O tema ganha ainda mais relevância se for considerado o cenário futuro, quando empresas terão de lidar com a tendência de margens de lucros cada vez menores e com a consequente necessidade de realizar investimentos tanto em novas tecnologias, como em capacitação de pessoas, para garantir competitividade no mercado global.”

Leia a entrevista na íntegra, em versão pdf.

canteiro 4-0

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

Os sete Pecados Capitais de um Diretor de Construção na gestão de projetos

Autor: Eng. Luiz Henrique Ceotto (Partner at Tecnoenge Consulting) É na fase de projeto qu…