Home Artigos BIM BEM FEITO

BIM BEM FEITO

O BIM cresce a passos largos no Brasil: vários seminários, lançamento de manuais, editais, etc., porém o conceito de BIM como processo não foi completamente assimilado pelos empresários do setor da construção, afirma Eduardo Toledo Santos em artigo da Revista Estrutura, da ABECE.

BIM
Prof. Eduardo Toledo Santos. Prof. da POLI-USP

Toledo afirma que esse motivo tem sido uma das causas da alta frequência de implantações desastrosas do BIM nas empresas. Enfatiza o autor que:

“BIM mal feito é muito pior que CAD mal feito: é mais caro e induz a mais erros.” Eduardo Toledo

Argumenta também o amadorismo de implantadores neófitos de BIM, que sempre acabam caindo na “armadilha do projeto piloto”, onde se desenvolve um modelo BIM “em paralelo” ao projeto convencional (2d): atrasa o empreendimento e aumenta os seus custos. São feitos dois projetos…

Outra falha apontada pelo autor tem sido a compra de software e treinamento antes do planejamento estratégico, o que ocorre quando se adota o próprio fornecedor como consultor BIM, pois nesse caso a análise carece de isenção e neutralidade necessárias na fase preliminar.

Embora o processo BIM seja único por empreendimento, Toledo enfatiza no artigo a necessidade da definição clara de requisitos de uso do BIM e a criação de um Plano execução BIM do empreendimento.

Confira a seguir a matéria na íntegra.

Fonte: Revista Estrutura, número 3, editada pela ABECE

Revista Estrutura - edição 3-BIM BEM FEITO - TOLEDO

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

Master Class: Metodologia BIM aplicada em Grandes Projetos Internacionais

A Zigurat realizará uma Master Class “Metodologia BIM aplicada em Grandes Projetos Interna…