Home Artigos Usando o SOLIBRI para agilizar o gerenciamento de problemas

Usando o SOLIBRI para agilizar o gerenciamento de problemas

Encontrar um problema antes mesmo dele acontecer. Esse com certeza é um dos grandes benefícios de quem adota BIM no seu fluxo de trabalho. No software Solibri Model Checker, a janela Checking Results identifica todos os problemas que foram encontrados em todo o modelo. Embora seja útil conhecer o número total de problemas identificados, você pode usar a ferramenta de corte para isolar uma área específica do edifício e exibir apenas os resultados dessa área. Isso lhe dá mais flexibilidade para gerenciar a verificação de resultados, especialmente em projetos maiores. Se um projeto tiver vários andares, por exemplo, a ferramenta de seção (Sectioning) pode ser usada para gerar uma exibição de um único andar, ou até mesmo uma área menor nesse andar, enquanto apenas exibe os problemas dentro dessa área de foco. Você pode facilmente criar uma vista de seção da área de interesse.

A ferramenta Sectioning pode ser encontrada no menu suspenso Component Tools em 3D View. Passe o mouse sobre a ferramenta Sectioning para ver todas as opções disponíveis para o seccionamento (por exemplo, observe que ao pressionar a tecla ‘T’ ocultará/exibirá o plano da seção).

SOLIBRI

Uma vez no modo Sectioning, crie uma seção, clicando em uma superfície para gerar um plano de seção paralelo, ou clicando com o botão direito do mouse e escolhendo Sectioning -> “Sections Above and Below Floor” enquanto o mouse estiver sobre um componente no modelo. Por exemplo, se você passar o mouse sobre uma janela no 2º Andar e depois clicar com o botão direito do mouse e selecionar “Sections Above and Below Floor”, a Vista da Seção resultante será a do 2º Andar.

SOLIBRI

Uma vez que os planos de seção estão configurados no local correto, em Results View, altere a opção “No Filtering” para “Filter with Sections”. Na tela abaixo há 92 problemas e “No Filtering” está selecionado.

SOLIBRI

Você notará que, mudando para “Filter with Sections” na exibição abaixo, o número de resultados é reduzido para 42, e os resultados restantes listados refletem problemas somente dentro da vista de seção definida.

SOLIBRI

A partir daqui, você pode solucionar problemas de verificação enquanto mantém uma vista de seção desses problemas na Visualização 3D. Em qualquer ponto, para ativar todos os problemas novamente na exibição de resultados, altere a opção de filtragem de volta para “No Filtering”.

Este é um aprimoramento muito útil para gerenciar problemas na revisão de coordenação de modelo padrão, pois permite mais controle do usuário sobre o que está sendo revisado e quando. Essa flexibilidade dá maior controle às partes revisoras e permite um fluxo de trabalho de análise mais lógico e gerenciável do que ter que decidir manualmente quais os problemas relevantes.

SOLICITE SEU TRIAL DO SOLIBRI!

Sobre o autor

Leonardo Manzione é o fundador da COORDENAR e editor desse blog.
Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, é especializado em Consultoria BIM.

Ele pode ser contatado clicando aqui.

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

Os sete Pecados Capitais de um Diretor de Construção na gestão de projetos

Autor: Eng. Luiz Henrique Ceotto (Partner at Tecnoenge Consulting) É na fase de projeto qu…