Home Artigos SOLIBRI e Lean Construction: indo além da checagem do modelo BIM

SOLIBRI e Lean Construction: indo além da checagem do modelo BIM

A equipe da BPi na Austrália utiliza o Solibri Model Checker juntamente com sua política de Lean Construction, ajudando a maximizar o valor e reduzir o desperdício em suas construções.

Devido ao tamanho e natureza multi-facetada da BPi, a empresa enfrenta desafios únicos em comparação com outras empresas de construção. A sua política de construção enxuta garante que a equipe maximize o valor e minimize o desperdício em projetos, e adicionando tecnologias convergentes (como a do Solibri) a BPi conseguiu levar sua política Lean para um novo patamar.

A BPi começou a usar o Solibri no início de 2014 para ajudar a gerenciar a entrega de projetos, especificamente nas áreas de gerenciamento de comunicação e controle de qualidade. Levi Naas, Gerente de Construção e Design Visual na 480 Hay Street, explica que a empresa está agora “… utilizando o Solibri de diversas formas diferentes que não foram feitas a este nível em nossa indústria na Austrália”.

Por exemplo, a BPi usa o Solibri para permitir que a equipe automatize fluxos de trabalho e realize amplas verificações em suas respectivas áreas. Levi explica: “A equipe de Lean Construction da BPi fornece um conjunto básico de regras de checagem para cada disciplina e interagem para aperfeiçoa-las. Cada parte aumenta assim sua base de regras e, em seguida, submete seus conjuntos de regras de Solibri para a aprovadação da BPi. Uma vez aprovado, a BPi emite um conjunto atualizado de regras para as partes para verificar a qualidade e monitorar a integridade do projeto e modelo. Esse processo ocorre antes da inserção em nossos ambientes automatizados de controle de produção e engenharia de custos.”

Além disso, toda a equipe do projeto utiliza o Solibri para comunicar e transmitir suas ideias rapidamente. Eles regularmente usam o Solibri para verificação e se reúnem semanalmente para atribuir problemas para a equipe. Embora essas reuniões semanais fossem uma ocorrência regular antes da implementação do Solibri, o software forneceu-lhes uma poderosa ferramenta de comunicação para ajudar não apenas a capturar quaisquer problemas, mas também comunicá-los (assim como suas correções) com mais facilidade.

A BPi também está explorando formas adicionais para melhorar o processo de gestão e entrega de projetos usando o Solibri. Levi explica: “A BPi está nos estágios iniciais de pesquisa e desenvolvimento de maneiras de melhorar a produtividade e reduzir o desperdício para 480 Hay Street, em Perth. Nossa posição é manter a liderança em nossa indústria e fornecer feedback para uma melhor maneira de fazer negócios. À medida que entramos na próxima fase do projeto, iremos fornecer o conhecimento íntimo da indústria aos principais desenvolvedores de produtos, compartilhando idéias inovadoras e melhorando a indústria como um todo”.

A BPi está trabalhando atualmente com a D&C Contractor para o redesenvolvimento da rua 480 Hay em Perth. O projeto de US$ 500 milhões contará com uma torre de 22 andares com escritórios, uma variedade de lojas de varejo e restaurantes, e o hotel mais luxuoso de Perth.

SOLICITE SEU TRIAL DO SOLIBRI!

Sobre o autor


Leonardo Manzione é o fundador da COORDENAR e editor desse blog.
Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, é especializado em Consultoria BIM. Ele pode ser contatado clicando aqui.

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

Master Class: Metodologia BIM aplicada em Grandes Projetos Internacionais

A Zigurat realizará uma Master Class “Metodologia BIM aplicada em Grandes Projetos Interna…