Home Artigos SOLIBRI e Lean Construction: indo além da checagem do modelo BIM

SOLIBRI e Lean Construction: indo além da checagem do modelo BIM

A equipe da BPi na Austrália utiliza o Solibri Model Checker juntamente com sua política de Lean Construction, ajudando a maximizar o valor e reduzir o desperdício em suas construções.

Devido ao tamanho e natureza multi-facetada da BPi, a empresa enfrenta desafios únicos em comparação com outras empresas de construção. A sua política de construção enxuta garante que a equipe maximize o valor e minimize o desperdício em projetos, e adicionando tecnologias convergentes (como a do Solibri) a BPi conseguiu levar sua política Lean para um novo patamar.

A BPi começou a usar o Solibri no início de 2014 para ajudar a gerenciar a entrega de projetos, especificamente nas áreas de gerenciamento de comunicação e controle de qualidade. Levi Naas, Gerente de Construção e Design Visual na 480 Hay Street, explica que a empresa está agora “… utilizando o Solibri de diversas formas diferentes que não foram feitas a este nível em nossa indústria na Austrália”.

Por exemplo, a BPi usa o Solibri para permitir que a equipe automatize fluxos de trabalho e realize amplas verificações em suas respectivas áreas. Levi explica: “A equipe de Lean Construction da BPi fornece um conjunto básico de regras de checagem para cada disciplina e interagem para aperfeiçoa-las. Cada parte aumenta assim sua base de regras e, em seguida, submete seus conjuntos de regras de Solibri para a aprovadação da BPi. Uma vez aprovado, a BPi emite um conjunto atualizado de regras para as partes para verificar a qualidade e monitorar a integridade do projeto e modelo. Esse processo ocorre antes da inserção em nossos ambientes automatizados de controle de produção e engenharia de custos.”

Além disso, toda a equipe do projeto utiliza o Solibri para comunicar e transmitir suas ideias rapidamente. Eles regularmente usam o Solibri para verificação e se reúnem semanalmente para atribuir problemas para a equipe. Embora essas reuniões semanais fossem uma ocorrência regular antes da implementação do Solibri, o software forneceu-lhes uma poderosa ferramenta de comunicação para ajudar não apenas a capturar quaisquer problemas, mas também comunicá-los (assim como suas correções) com mais facilidade.

A BPi também está explorando formas adicionais para melhorar o processo de gestão e entrega de projetos usando o Solibri. Levi explica: “A BPi está nos estágios iniciais de pesquisa e desenvolvimento de maneiras de melhorar a produtividade e reduzir o desperdício para 480 Hay Street, em Perth. Nossa posição é manter a liderança em nossa indústria e fornecer feedback para uma melhor maneira de fazer negócios. À medida que entramos na próxima fase do projeto, iremos fornecer o conhecimento íntimo da indústria aos principais desenvolvedores de produtos, compartilhando idéias inovadoras e melhorando a indústria como um todo”.

A BPi está trabalhando atualmente com a D&C Contractor para o redesenvolvimento da rua 480 Hay em Perth. O projeto de US$ 500 milhões contará com uma torre de 22 andares com escritórios, uma variedade de lojas de varejo e restaurantes, e o hotel mais luxuoso de Perth.

SOLICITE SEU TRIAL DO SOLIBRI!

Sobre o autor


Leonardo Manzione é o fundador da COORDENAR e editor desse blog.
Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, é especializado em Consultoria BIM. Ele pode ser contatado clicando aqui.

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

Os sete Pecados Capitais de um Diretor de Construção na gestão de projetos

Autor: Eng. Luiz Henrique Ceotto (Partner at Tecnoenge Consulting) É na fase de projeto qu…