Home Artigos BIM e SOLIBRI para a administração pública

BIM e SOLIBRI para a administração pública

Pela primeira vez na Itália, um escritório de Administração Pública decidiu experimentar o BIM e o SOLIBRI em um projeto, a fim de testar as vantagens em comparação com o método tradicional de planejamento e gestão de obras em concurso público.

O grupo de trabalho foi constituído pelo Proveditorato Interregionale alle Opere Pubbliche da Lombardia e Liguria, o grupo do Professor Angelo Ciribini, um dos maiores especialistas italianos de BIM da Universidade de Brescia, e a Harpaceas como parceiro tecnológico.

SOLIBRI

O BIM foi utilizado para o projeto de um novo bloco de apartamentos dentro do quartel Carabiniere “Lancieri di Montebello” em Milão. Este quartel é um bloco de edifícios que se estende por 53.450 metros quadrados, localizado no coração da cidade de Milão, em um tecido urbano compacto e de alta densidade, principalmente residencial. Este bloco, cuja origem remonta ao início do século XIX, situa-se próximo do grande sistema urbano e monumental que a partir do SforzaCastle leva ao Corso Sempione.

O Chefe do Gabinete de Milão, Eng. Pietro Baratono, declara: “Decidi iniciar a experimentação, com a aprovação do Ministério de Infra-estrutura e Transportes, porque penso que o BIM é para a Administração Pública um investimento a longo prazo que, por um lado, um decréscimo de tempo significativo graças à melhoria entre o processo de construção e a gestão do trabalho; Por outro lado, garante uma maior eficácia nos sistemas de controle”. Eng Baratono acrescenta: “Além disso, o BIM proporciona uma desmaterialização dos processos destinados à aprovação do projeto. Isso concede uma diminuição nos tempos administrativos. Em conclusão, o BIM levaria a uma redução significativa na racionalização dos custos. “

Com base nessas certezas compartilhadas, o grupo de trabalho implementou o BIM e fizeram um modelo 3D único do bloco de apartamentos, com várias partes do projeto feitas com software específico e todas no formato IFC. Eles criaram um verdadeiro processo de planejamento openBIM, através do qual você pode comunicar seu projeto e todos os seus detalhes em cada etapa do planejamento e sem perda qualitativa. Existe um software específico para cada passo.

BIM

Entre os softwares utilizados para essa experimentação está o Solibri Model Checker. Com este software, muitos aspectos do projeto foram analisados usando regras de verificação pertencentes ao software e também regras personalizadas. O modelo foi analisado pelo Conjunto de Regras “BIM validation”, que está dentro do Solibri para verificar o seu nível de qualidade e coerência. É uma verificação que concede a produção de um modelo BIM de alta qualidade, a partir do qual você pode extrair resultados confiáveis para as etapas de análise a seguir, como o Clash Detection, que é uma verificação básica oferecida pelo Solibri.

O conjunto de regras “Clash Detection” pode ser aplicado aos modelos de cada especialidade (arquitetônico, estrutural e de design de planta) e então você pode observar as diferenças nos modelos compostos (BIM federado). Desta forma, o Solibri pode verificar se há problemas de cooperação entre os projetistas.

O ponto forte do Solibri é o Code Checking, que é o teste do modelo e a conformidade do projeto com a legislação de referência. Com a criação de conjuntos de regras customizadas, foram realizados vários testes, tais como: o cumprimento de algumas leis das regras higiênicas de edifícios residenciais, ou o espaço de sala de acordo com sua função.

SOLIBRI

Outro teste feito por um conjunto de regras personalizado trata da verificação e prevenção das barreiras arquitetônicas, a fim de garantir uma acessibilidade completa do edifício, por exemplo, um completo giro da cadeira de rodas de uma pessoa com deficiência.

Outro teste trata da prevenção de incêndios dentro das garagens subterrâneas, verificando as menores medidas aceitas pelas leis e o compartimento correto dos locais, a ventilação adequada determinada pela lei, a rota de fuga e a correta colocação dos equipamentos de prevenção de incêndio.

Um relatório dos problemas observados foi criado e é usado como um suporte para os membros da equipe, especialmente para fornecer informações sobre erros ou problemas para os empreiteiros.

As vantagens oferecidas pela Solibri são obtidas desde os primeiros passos da experimentação, e a partir do modelo paramétrico único você pode obter todas as informações necessárias para garantir um planejamento de qualidade e um trabalho de construção sem erros, além de um olhar sobre os custos de construção.

SOLIBRI

SOLICITE SEU TRIAL DO SOLIBRI!

Sobre o autor

Leonardo Manzione é o fundador da COORDENAR e editor desse blog.
Mestre e Doutor em Engenharia pela Escola Politécnica da USP, é especializado em Consultoria BIM.

Ele pode ser contatado clicando aqui.

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

Barreiras culturais para a adoção do BIM no Brasil

Existem diversas barreiras para a plena adoção do BIM. Elas ocorrem tanto no Brasil quanto…