Home Artigos Novo Release do Solibri com Melhorias de Regras e BCF

Novo Release do Solibri com Melhorias de Regras e BCF

Melhorias e precisão em distâncias na versão 9.7.15 do Solibri

A mais recente atualização do Solibri, 9.7.15, apresenta diversas melhorias e correções de bugs em diversas áreas do programa, desde a parte de licenciamento e registro até a melhoria de performance em classificações e na visualização 3D. Alguns avanços refletem em diversas partes do programa, como por exemplo, agora é possível usar caractere asterisco “*” aos se referenciar a valores em property sets. Assim, por exemplo, se você deseja referenciar à propriedade Reference em qualquer conjunto Pset_*Common em classificações, você pode agora fazer isto sem ter que criar uma coluna diferente para cada conjunto de propriedades (Pset).

No entanto, na parte de regras, o destaque nesta revisão vai para duas regras em especial: a SOL 222 (Checagem de Distância entre Componentes) e na SOL 206 (Regra de Comparação de Modelos), conforme detalhado a seguir:

Melhorias na Regra de Checagem de Distância entre Componentes

Agora é possível medir a distância entre componentes em múltiplas formas. Anteriormente, ao medir distâncias verticais (acima/abaixo), era possível medir apenas a menor distância entre componentes. Agora você pode medir, por exemplo, distância de topo a topo, ou de base a base.

solibri

As mesmas opções estão disponíveis para checagem de distâncias com objeto diretamente abaixo. Você também pode agora medir distâncias com um espaço adicional (projeção estendida com uma tolerância em torno do componente).

Solibri

As mesmas variantes de checagem da distância com o plano de projeção estão também disponíveis neste modo, conforme abaixo.

solibri

Estas novas opções permitem aos usuários serem mais específicos ao checarem espaços. Estes métodos permitem definir uma tolerância estendida horizontalmente em torno do objeto origem para poder, por exemplo, checar se há tolerância suficiente para os componente acima ou abaixo mesmo nos casos em que o componente origem se mover – suportando assim requisitos que envolvem checagens para terremotos em algumas regiões.

 Regra de Comparação de Modelos

Checagens comparativas mais rápidas e mais específicas agora são possíveis com este template. O usuário pode agora também usar apenas GUIDs para localizar pares de componentes em uma lista e também pode especificar propriedades exatas que se deseja comparar (ex.: antes se você precisava checar por alguma alteração no tipo construtivo, todas as propriedades de identificação tinham que ser checadas. Isto significa que agora você receberá resultados com menor “ruído de informação” e ao fazer isto poder assim focar nos problemas de fato antes de compartilhar seus arquivos BIM em seu fluxo de trabalho.

solibri

Melhorias do BCF

Também foi aperfeiçoada no Solibri 9.7.15 a comunicação BCF incorporando uma checagem por GUIDs duplicados antes que uma exportação BCF (geração de um relatório BCF) é realizada. GUIDs duplicados podem ser introduzidos no modelo, por exemplo, pela importação do mesmo BCF em duas apresentações distintas então reportas estas apresentações em um único BCF.

Identificadores duplicados em relatórios BCF podem resultar em ocorrências perdidas dentro do fluxo de trabalho. Assim, esta importante melhoria permite que o BIM Manager possa rastrear melhor uma ocorrência por todo as fases do projeto, resultando em maior qualidade e uma coordenação mais eficiente.

SOLICITE SEU TRIAL!

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

Projetos de sistemas prediais pedem atenção

Fonte: Redação AECweb / e-Construmarket Os projetos de sistemas prediais, como os de água …