Home Artigos BIM no topo do mundo com o Solibri Model Checker

BIM no topo do mundo com o Solibri Model Checker

Mattias Lindström é o engenheiro de desenvolvimento na PEAB. Ele é uma das pessoas que está dirigindo o processo BIM dentro da empresa. Ele está em Estocolmo, na Suécia, para ouvir as apresentações de teses de outros membros da equipe. Ele está animado para ver o desenvolvimento e novas ideias dentro da empresa.

“PEAB é uma das maiores empreiteiras no mercado sueco. Fazemos uma mistura de empreendimentos comerciais e residenciais. Atualmente estou trabalhando num grande projeto residencial no Norte. Estou usando BIM e Solibri para liderar esse projeto. Eu tenho duas missões pessoais dentro da PEAB. Em primeiro lugar gostaria de conduzir a implementação BIM dentro do fluxo de trabalho. Em segundo lugar eu gostaria de introduzir um processo de modelagem 5D que irá aumentar o lucro e satisfação do cliente.” diz Mattias.

Ao ser perguntado sobre os benefícios que os Solibri traz para seus projetos, Mattias respondeu: “Eu ouvi pela primeira vez sobre o Solibri dentro da PEAB. Eu precisava de uma solução de software para a introdução de colaboração BIM. Comecei a usar o Solibri e achei uma ferramenta muito fácil de aprender. Muitas pessoas têm medo de novas tecnologias. Eu também percebi que você não corre o risco de destruir algo no Solibri. Se você cometer um erro, você sabe que o modelo não será afetado.”

Mattias continua: “Há várias coisas que eu gosto no Solibri. O visualizador 3D é algo que eu realmente gosto. Posso facilmente imaginar o que o projeto contém. Eu e a minha equipe pode então controlar os projetos de construção desde o primeiro dia. O Solibri Model Checker me dá a certeza de que eu preciso confiar no modelo. Além disso, no meu trabalho com 5D BIM, eu uso o Solibri para a verificação de qualidade e quantidade take off. Em comparação com outros softwares clash detection, você pode definir com êxito as condições para fazer muito mais do que apenas isso.”

“O Solibri me oferece a garantia de qualidade no âmbito do projeto de construção. Quando eu chego em um modelo 3D, é difícil encontrar manualmente problemas. O Solibri encontra 90% dos problemas do projeto que me diz respeito. Não pode substituir o olho humano, mas é uma grande ferramenta para apoiar na fase de construção. “

Perguntamos ao Mattias as suas opiniões sobre BIM e sua adoção dentro da PEAB e da indústria como um todo. “BIM é muito importante para a indústria como um todo. Ele define em primeiro lugar quais informações e tarefas que precisamos saber hoje para executar o projeto. Em seguida, ele resolve os problemas de amanhã, hoje. Ele finalmente nos oferece uma visão sobre como executar projetos futuros de uma forma completamente diferente. Vejo o BIM como uma cadeia ininterrupta de informações. Com BIM, você não perde informações e dinheiro. Ainda não está perfeito. Precisamos corrigir todos os formatos de arquivo e coordenadas, trabalhando com padrões comuns acordados. Nós também precisamos ter um manual BIM bem sucedido. Sucesso para mim significa que ambos, empreiteiros e designers, estejam confortáveis em usar o manual de uma maneira comum. Eu sinto que deixam uns aos outros ainda muito sozinhos. “

Mattias também compartilha seus pensamentos sobre economia de tempo e dinheiro. “Nem é preciso dizer que tempo e dinheiro são muito importantes para nós como contratados. Nós continuamos a pressionar para um fluxo de trabalho simplificado para melhorar a colaboração e obter melhores resultados. No entanto, isso não é tudo para mim. Economia que ajuda o meio ambiente se encaixa muito bem com a nossa crença no desenvolvimento de uma construção sustentável. Nossos clientes esperam isso e usando BIM e Solibri ajudam a cumprir essas atividades.

Nós não conseguimos obter a imagem dele em seu protetor de tela no computador. A imagem mostra Mattias pulando de uma colina íngreme de uma montanha em seu snowmobile (moto de neve). O que pode parecer loucura para alguns é simplesmente emocionante para ele. Tomando um risco calculado para experimentar algo novo é o que Mattias faz de melhor. Agora entendemos porque ele é o homem certo para trabalhar com BIM dentro da PEAB…

Solicite seu trial

 

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

O BIM exige conhecimento de todos os envolvidos no projeto

Para que a tecnologia seja eficaz, além do gerente de projetos, o contratante e os projeti…