Home Artigos Banheiros prontos com o uso do BIM

Banheiros prontos com o uso do BIM

Banheiro pronto

A tecnologia de banheiro pronto consiste na industrialização de execução dos banheiros das obras, eliminando diversas etapas de alto nível de complexidade na execução e conferência na obra, pois o conceito consiste na pré-fabricação dos banheiros com a entrega de uma caixa pronta internamente, incluindo todos os acabamentos, metais e louças, pronto para o uso, restando apenas o posicionamento na locação definitiva e conexões das instalações na obra (água, elétrica, esgoto, etc…).

O banheiro pronto é um sistema tecnológico de solução para construção civil no qual os banheiros são construídos em linhas de produção industrial, podendo ser executados em concreto armado ou gesso acartonado. Dessa forma, todas as etapas de controle de materiais, acabamentos, instalações e controle de qualidade são realizados na fábrica. O banheiro é totalmente revestido e pronto para ser utilizado, sendo entregue na obra no local definitivo, bastando apenas executar a conexão com as prumadas de água, esgoto e rede elétrica. As instalações hidrossanitárias e elétricas são embutidas nas paredes do banheiro pronto e direcionadas ao shaft, mantendo as características do sistema convencional, possuindo liberdade de dimensões e acabamentos.

Depois de prontos, os banheiros são inspecionados pelo controle da qualidade e testados em várias etapas, como testes de estanqueidade, vazão, caimento, pressão e continuidade dos circuitos elétricos. Assim que são aprovados, os banheiros são embalados com uma lona específica, transportados em carretas para as obras e instalados andar por andar conforme a necessidade de construção de cada obra.

O BIM potencializa o uso de tecnologias de pré-fabricação

A construção enxuta e o BIM tem grande sinergia. A adoção de soluções pré-fabricadas economiza custos, prazos e aumenta a qualidade da obra. Com o uso do BIM podemos simular as situações de projeto e de fabricação, como no vídeo abaixo.

A montagem é muito simples, necessita que seja feito um estudo de logística da obra

Porque a pré-fabricação é importante?

Tim Fishking e Ryan Hullinger da NBBJ discutem como a implementação de cinco iniciativas de pré-fabricação no Miami Valley Hospital produziu economias significativas de tempo e custo para o cliente, reduziu o desperdício e aumentou a segurança e a produtividade dos trabalhadores – sem comprometer a qualidade.

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

Não existe um “modelo ND ###”

Nível de Desenvolvimento dos componentes do modelo ND = Geometria + Informações O Nível de…