Home Artigos Projetando Light Steelframe com o uso do BIM

Projetando Light Steelframe com o uso do BIM

De acordo com Campos P. (2014), […] o déficit habitacional brasileiro é cada vez maior e os sistemas construtivos utilizados para diminuir a carência de moradias, em sua grande maioria, são lentos e constituídos de forma artesanal. Atualmente, a região brasileira com maior necessidade de unidades habitacionais de baixa renda é a Sudeste, onde se encontra o Estado de São Paulo que representa 19% do déficit habitacional brasileiro.

Além disso, o difícil gerenciamento dos projetos envolvidos na construção (arquitetônico, estrutural, elétrico, entre outros), elaborados em diferentes softwares, e a complexa gestão das obras convencionais, em alvenaria, retarda a execução das construções, dificultando a solução do problema habitacional.

A utilização do sistema construtivo industrializado Light Steel Framing pode minimizar esse problema, integrando a industrialização na construção civil com as novas tecnologias da informação disponíveis para o mercado da arquitetura, engenharia e construção.

Os sistemas construtivos pré-fabricados e industrializados que utilizam o aço, como o Light Steel Framing, quando projetados em plataformas BIM (Building Information Modeling), através de um modelo informativo único, permitem um maior planejamento, partindo do projeto até a fase de fabricação dos componentes da construção. Em função de sua industrialização o Light Steel Framing não permite adaptações e ajustes no canteiro de obras, solicitando assim mão de obra qualificada para a sua execução.[…]

O vídeo a seguir faz uma demonstração prática de projeto do Light Steelframe utilizando o Archicad.

Não há como falar sobre o BIM e seus benefícios sem fazer referência à construção enxuta, ou Lean Construction como é mais conhecida. O Lean Construction, assim como o Lean Production, através de ferramentas de gerenciamento contínuo visa à antecipação dos problemas frequentes durante a obra além de promover o aumento na produtividade da cadeia construtiva como um todo. Nesse sentido a utilização de plataformas BIM permite que o Lean Construction seja alcançado mais rapidamente. Essa congruência de sistema e ideias é conhecida como Lean BIM, (CAMPOS, 2014)

Bibliografia: CAMPOS, Patricia Farrielo de. Light Steel Framing: uso em construções habitacionais empregando a modelagem virtual como processo de projeto e planejamento. 2014. Dissertação (Mestrado em Tecnologia da Arquitetura) – Faculdade de Arquitetura e Urbanismo, Universidade de São Paulo, São Paulo, 2014. doi:10.11606/D.16.2014.tde-11072014-155539. Acesso em: 2017-02-26.2

 

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

Barreiras culturais para a adoção do BIM no Brasil

Existem diversas barreiras para a plena adoção do BIM. Elas ocorrem tanto no Brasil quanto…