Home Artigos Vai implementar o BIM? Conheça a metodologia da Coordenar

Vai implementar o BIM? Conheça a metodologia da Coordenar

Consultoria BIM

A introdução do BIM – Building Information Modeling – vem provocando uma profunda reorganização no setor da construção em todo o mundo. A implantação do BIM se dá através de um conjunto de aplicativos que se articulam em “plataformas tecnológicas”, compostas por aplicativos interoperáveis de um mesmo ou de diferentes fornecedores. Estas plataformas definem a nova tecnologia de processo de projeto e de gestão da operação, sendo variadas conforme a etapa do ciclo de vida da obra e as diferentes especialidades envolvidas, mantendo, porém, a integridade e consistência da informação e a interoperabilidade destes diferentes sistemas ao longo de todo este ciclo de vida.

O foco na integridade e consistência da informação, evidencia que o BIM traz novos processos de comunicação e de trabalho entre os diferentes agentes do projeto e demais intervenientes no ciclo de vida da edificação, levando à reorganização de fases, agentes e produtos no projeto. Em decorrência, o projetista ou gestor necessita de um novo conjunto de conhecimentos e habilidades.


Nossa Metodologia

Desenvolvemos uma metodologia para que a implantação do BIM seja profissional e não se limite apenas à implantação de um pacote de softwares. Nossa Consultoria BIM consiste das etapas que estão ilustradas e descritas a seguir.

consultoria bim


1) Diagnóstico e Planejamento

consultoria bim

Para converter os investimentos em valor agregado para o desempenho do BIM, a primeira etapa começa por um Diagnóstico Organizacional seguida do Planejamento.

O Diagnóstico Organizacional é uma maneira eficaz de olhar para uma organização para determinar as lacunas entre o desempenho atual e o desejado e a partir dele definir os alvos futuros, identificar as falhas de capacitação e construir estratégias para cobrir essas lacunas. Os resultados obtidos no diagnóstico são apresentados ao cliente em uma reunião específica. O objetivo desse reunião é consolidar o conhecimento do grau de maturidade BIM da empresa, perceber os pontos que necessitam de melhorias e estabelecer um plano de ações para os ajustes e melhorias necessárias.

O Planejamento deriva do Diagnóstico e consiste no estabelecimento claro dos objetivos do BIM a serem atingidos, de um orçamento dos custos da implantação e de um cronograma de trabalho e de sua métrica de avaliação do progresso.


2) Educação conceitual em BIM: conceitos necessários para o desenho dos novos processos de trabalho

BIM

A Educação em BIM consiste de uma série de seminários destinados a fornecer a ‘educação conceitual’ para a fixação dos conceitos básicos necessários ao correto entendimento dos processos e conceitos em BIM. O cliente também é preparado para entender e desenvolver os conjuntos de competências em BIM necessários nas áreas de Tecnologia, Processos e Políticas.


3) Treinamento e customização do software de modelagem

 


O treinamento na ferramenta de modelagem é prático. São sessões de duas horas cada. Através do nosso site o aluno, durante o curso terá acesso gratuito às vídeo-aulas que reproduzem o conteúdo dado em sala. Dessa forma a revisão do conteúdo é sempre possível de uma forma prática e didática.

Além disso, produzimos conforme a necessidade do escritório, as bibliotecas de objetos e os templates necessários para iniciar os projetos imediatamente.


4) Treinamento no software Solibri Model Checker, para controle de qualidade dos modelos


Adotamos como software de análise da qualidade dos modelos o Solibri Model Checker. O Solibri é o melhor software do mundo na categoria, pois além de permitir a identificação das colisões, possibilita a extração de informações quantitativas e qualitativas e a análise dos projetos em relação à regras definidas pelos códigos de obra ou  customizadas pelo próprio usuário.

O treinamento na ferramenta de controle de qualidade é prático. São sessões de duas horas cada. Através do nosso site o aluno, durante o curso terá acesso gratuito às vídeo-aulas que reproduzem o conteúdo dado em sala. Dessa forma a revisão do conteúdo é sempre possível de uma forma prática e didática.


 5) Desenho dos novos processos de trabalho em BIM

processos


A criação de um modelo de informações de um edifício é um processo social, coletivo e interativo e a produção do modelo do edifício irá requerer habilidades técnicas relacionadas tanto ao conhecimento específico da especialidade envolvida quanto aos conhecimentos e às habilidades necessárias para a produção do modelo de informação. O principal aspecto a ser trabalhado durante a implantação do BIM são as mudanças dos processos convencionais para os novos processos exigidos pelo BIM. A tecnologia dos softwares é entendida mais facilmente.Os cinco maiores aspectos que precisam ser resolvidos nessa fase são:

  1. Identificar os processos existentes;
  2. Fazer a análise crítica e ter idéias das revisões a serem feitas;
  3. Redesenhar os novos processos;
  4. Definição dos padrões de troca, fluxo de trabalho e interoperabilidade
  5. Implantar e testar os novos processos. Com os resultados obtidos retornar às fases anteriores e fazer ajustes até que os processos se ajustem a nova realidade.

6) Projeto piloto: treinamento na tarefa

consultoria bim

O principal objetivo do projeto-piloto é fornecer ‘treinamento prático na tarefa’ orientando a ação em situações práticas para a equipe BIM. Além de questões relativas ao uso do software de modelagem são discutidos os aspectos de qualidade, o nível de detalhe do modelo e são experimentadas situações de trabalho colaborativo.


7) Trabalho colaborativo com a plataforma bimsync

bimsync

Durante o período da Implantação o cliente terá acesso gratuito à plataforma oncloud – bimsync –  para a gestão dos projetos, contendo visualizador e controle de tarefas em tempo real. Com o uso dessa plataforma se fará o treinamento do processo de trabalho colaborativo.


8) Gestão do conhecimento: Manual BIM da empresa

manual-bim

Todo o conhecimento e a experiência que foram adquiridos durante a fase de Consultoria, será sistematizado através da elaboração do Manual BIM da empresa. Um dos pontos importantes que constarão do manual será a definição de contratos para prestadores de serviço ou para a venda de serviços em BIM, dependendo do caso.


Entre em contato conosco!

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

Workshop de SOLIBRI

A Associação para o Desenvolvimento e Promoção do BIM no Estado de Pernambuco (ABIM-PE) es…