A Rede BIM GOV SUL, composta pelos governos dos estados do Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul, promoveram o 2º Seminário Regional Sul de BIM que apresentou resultados dos estudos dos três estados do Sul do Brasil tanto na área pública, como na iniciativa privada.

O evento realizado no Teatro Gov. Pedro Ivo, nos dia 03 e 04 de Novembro em Florianópolis, foi organizado pela Secretaria de Estado do Planejamento de SC foi gratuito e voltado a arquitetos, engenheiros e técnicos. A programação incluiu apresentação de soluções como: modelos 3D detalhados a partir de fotografias digitais, realidade aumentada e a importância do 5D. No total, foram 16 horas de conteúdo de BIM nos dois dias de seminário.

seminario

A equipe do LaBIM-SC, da Secretaria de Planejamento do Estado de Santa Catarina, coordenada pelo Eng. Rafael Fernandes Teixeira, apresentou durante o evento o modelo BIM do projeto da nova sede da Fundação Catarinense de Educação Especial (FCEE), modelado em BIM com o software Vectorworks Architect.

A Arq. Lucimara Ferreira de Lima, do Departamento de Gestão de Projetos e Obras – DGPO da Secretaria de Estado de Infraestrutura e Logística do Paraná (SEIL), apresentou durante o evento os resultados obtidos com o Solibri Model Checker nas análises e checagens de modelos BIM para aprovação de normas de incêndio em obras públicas.

Santa Catarina foi o primeiro estado brasileiro, através da Secretaria de Saúde, órgão de administração direta, a lançar editais, não só para contratação de projetos em BIM, como fez uso da tecnologia na análise de quesitos técnicos ligados à qualidade e ao desenvolvimento de projetos usando o software Solibri para essa avaliação.

Considerado como uma inovação e desburocratização, pois se introduz a automatização via software da análise de requisitos técnicos em processos de licitação por técnica e preço, o uso da tecnologia BIM beneficia imensamente todas as fases das obras públicas, desde os estudos preliminares, projeto, construção e até mesmo sua operação e manutenção através de soluções de Facilities Management.

Simultaneamente ao seminário, o evento também disponibilizou um espaço para as empresas parceiras em tecnologia BIM pudessem expor seus produtos, onde a CADTEC esteve presente mostrando alguns dos novos recursos da nova versão 2017 do Vectorworks Architect, entre eles o recurso VR Webview que permitiu aos visitantes terem uma experiência de imersão caminhando por dentro de projetos BIM, incluindo o FCEE.

seminario2

Clique aqui para saber mais sobre o recurso Webview VR e outros da nova versão 2017 do Vectorworks

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

Conheça o bimsync, o software para a gestão de projetos em BIM!

A Bouygues Immobilier, empresa francesa de desenvolvimento imobiliário, escolheu o bimsync…