Para realizar uma rápida comparação entre modelos no Solibri Model Checker (sem nenhuma configuração mais detalhada), use o conjunto de regras (ou Ruleset) chamado “Model Revisions Comparison”. O Solibri Model Checker contém 3 versões deste ruleset, um para arquitetura, um para estrutura e um terceiro para modelos MEP.
Para começar, o usuário deve primeira carregar no Solibri duas versões diferentes do mesmo modelo IFC, por exemplo, primeiramente a versão anterior e então a versão mais atual. Faça isto carregando o IFC anterior e então use “Add File” na tab File, para carregar o modelo atual (mais recente) sobre o modelo anterior.

(Artigo original por JD Sherryl – Solibri LLC)

fig1-solibri-post1

Uma vez ambos os modelos estejam carregados acesse a tab Checking. Aqui, uma janela irá abrir perguntando por qual ruleset usar para esta checagem. Selecione “Model Revisions Comparison,” e então clique no botão “Check” para executar a checagem de comparação.

fig2-solibri-post1

Os resultados desta comparação são quebrados em duas categorias: Componentes e Espaços. Se existem mudanças nos componentes de um modelo em relação ao outro, estas mudanças serão listadas sob os resultados da regra “Components”. Se os espaços foram alterados, estes serão listados sob a regra “Spaces”.

fig3-solibri-post1

Selecione a regra “Component Comparison”, e janela Resultados mostrará os componentes adicionados (em Added), removidos (em Removed) e modificados (em Modified).

fig4-solibri-post1

Uma vez clicados na lista de resultados, a ocorrência é mostrada imediatamente no janela do modelo 3D, e pode ser revisada e então salva para uma apresentação.

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

Os sete Pecados Capitais de um Diretor de Construção na gestão de projetos

Autor: Eng. Luiz Henrique Ceotto (Partner at Tecnoenge Consulting) É na fase de projeto qu…