Para realizar uma rápida comparação entre modelos no Solibri Model Checker (sem nenhuma configuração mais detalhada), use o conjunto de regras (ou Ruleset) chamado “Model Revisions Comparison”. O Solibri Model Checker contém 3 versões deste ruleset, um para arquitetura, um para estrutura e um terceiro para modelos MEP.
Para começar, o usuário deve primeira carregar no Solibri duas versões diferentes do mesmo modelo IFC, por exemplo, primeiramente a versão anterior e então a versão mais atual. Faça isto carregando o IFC anterior e então use “Add File” na tab File, para carregar o modelo atual (mais recente) sobre o modelo anterior.

(Artigo original por JD Sherryl – Solibri LLC)

fig1-solibri-post1

Uma vez ambos os modelos estejam carregados acesse a tab Checking. Aqui, uma janela irá abrir perguntando por qual ruleset usar para esta checagem. Selecione “Model Revisions Comparison,” e então clique no botão “Check” para executar a checagem de comparação.

fig2-solibri-post1

Os resultados desta comparação são quebrados em duas categorias: Componentes e Espaços. Se existem mudanças nos componentes de um modelo em relação ao outro, estas mudanças serão listadas sob os resultados da regra “Components”. Se os espaços foram alterados, estes serão listados sob a regra “Spaces”.

fig3-solibri-post1

Selecione a regra “Component Comparison”, e janela Resultados mostrará os componentes adicionados (em Added), removidos (em Removed) e modificados (em Modified).

fig4-solibri-post1

Uma vez clicados na lista de resultados, a ocorrência é mostrada imediatamente no janela do modelo 3D, e pode ser revisada e então salva para uma apresentação.

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

O BIM Manager é realmente necessário?

Quais são as funções do BIM Manager? Os requisitos de implantação e gestão do BIM vêm dema…