• O openBIM é um conceito que muitos softwares adotam visando a plena colaboração. Esse post irá exemplificar uma integração bi-direcional entre o Solibri e o Archicad que facilita e torna o processo de projeto mais colaborativo e produtivo.

     

    Um add-on integra diretamente o Solibri Model Checker com o ArchiCAD. O modelo do edifício é transferido do ArchiCAD para o Solibri Model Checker com apenas um click. Os modelos exportados podem ser verificados contra diversos requisitos no Solibri Model Checker. Durante a análise o Solibri Model Checker atribui graus de importância para todos os problemas de projeto localizados. Os problemas de projeto que foram identificados são diretamente transferidos para o ArchiCAD e solucionados.  O fluxo de trabalho se torna suave, fácil e produtivo.

    Solibri-Model-Checker-ArchiCAD-link-2_1

    Através desse add-on o Archicad e o Solibri ficam integrados de forma bi-direcional aumentando a eficiência da interoperabilidade e do controle de qualidade. Na prática a maneira mais eficaz é incorporar o controle de qualidade dentro do fluxo de trabalho do processo de projeto. Isso produz os melhores resultados. Pelo fato do modelo ser facilmente verificado pelo Solibri a garantia de qualidade dá um ótimos retorno e conhecimento para o profissional abrindo o caminho do aprendizado. Dessa forma o Solibri é também uma ferramenta de aprendizagem que auxiliam as empresas a desenvolver suas competências em BIM. O modelo BIM é transferido do Archicad para o Solibri com um único comando – ”Export to SMC’” – , não existem passos adicionais ou conversões.

    Solibri-Model-Checker-ArchiCAD-link-2_2

     

    Solibri-Model-Checker-ArchiCAD-link-2_3

     

    As regras de verificação do modelo no Solibri estão agrupadas para serem usadas de acordo com critérios de análise. A imagem mostra uma regra de validação do BIM. Essa regra analisa o modelo e determina a sua qualidade: o modelo pode ser considerado um modelo BIM válido? Quais são os problemas originados no projeto? Durante a análise o Solibri atribui automaticamente graus de importância para todos os problemas detectados. O Solibri possui uma infinidade de regras que podem ser combinadas, por exemplo para análises entre os modelos de Estrutura e Instalações.

    Solibri-Model-Checker-ArchiCAD-link-3_1

     

    Todos os problemas de projeto são visualizados no Solibri para o projetista com informações detalhadas do problema encontrado e descritos a partir de comentários em texto “default”. A figura mostra duas paredes com intersecção parcial. O problema foi detectado pela regra de validação do modelo BIM do Solibri. O teste de validação BIM é o primeiro passo para aperfeiçoar e produzir modelos com alta qualidade. Os elementos com problemas podem ser automaticamente exportados para o Archicad com o uso da ferramenta “selection basket” do Solibri.

    Solibri-Model-Checker-ArchiCAD-link-3_2

    Os problemas de projeto encontrados pelo Solibri são transferidos diretamente para o ArchiCAD utilizando o comando ”Get Selection Basket From SMC”. Os itens selecionados são transferidos para o ArchiCAD para facilitar a correção dos problemas.

    Solibri-Model-Checker-ArchiCAD-link-3_3

    Os problemas podem ser resolvidos de maneira fácil removendo as paredes adicionais apenas com um “right click” no ArchiCAD. Esse fluxo de trabalho é suave e produtivo.

    A validação BIM é apenas o primeiro requisito a ser verificado para garantir a qualidade do modelo. O Solibri pode verificar modelos BIM para acessibilidade, rotas de fuga e também para a verificação de regras próprias das empresas relacionadas a construtibilidade e também para a checagem do modelo em relação aos códigos de edificações.

Carregar mais artigos relacionados
Load More In Artigos
Comments are closed.

Leia também

Master Class: Metodologia BIM aplicada em Grandes Projetos Internacionais

A Zigurat realizará uma Master Class “Metodologia BIM aplicada em Grandes Projetos Interna…